sábado, 10 de dezembro de 2011

Comentando: A Mediadora - Série /Parte 1

  Suzannah, é uma garota de 16 anos que se muda de NY para a Califórnia, onde a mãe dela, depois de 10 anos da morte do marido, se casa novamente e vai morar com ele e seus três filhos. Suze, se vê obrigada a ir morar com eles, apesar de não querer, de jeito nenhum, se mudar para a Califórnia, morar com três meio-irmãos, e deixar sua melhor, e única amiga, Gina. Mas não é só isso que Suze tem de se preocupar, ela tem uma "habilidade", ela pode ver ouvir falar e tocar em fantasmas. Ela é uma mediadora, uma pessoa que ajuda os mortos a achar o caminho para a outra dimensão, ou outra vida, mas ela não acha isso tão legal, afinal em NY ela se metia em muita encrenca, por causa dos fantasmas, e ninguém além de Gina, pareciam gostar dela, e outra, ela não contava seu segredo para ninguém, quem tinha uma minima noção era Gina.




A Terra das Sombras - Livro 1: Então, Suze se muda para Carmel, na Califórnia, e no caminho para casa ela descobre que a casa onde a mãe mora com o marido, é uma casa antiga, uma antiga pensão construída por volta do séc. XIX, e obviamente ela encontraria fantasmas. E não foi diferente disso, ao chegar no seu quarto ela se depara com um fantasma, de um cara de vinte anos, moreno, olhos escuros, com roupas do séc. XIX, seu nome era Jesse, ele foi assassinado naquela casa, e não quer ajuda dela para sair dessa dimensão. Enfim, ela precisa estudar, e descobre que a escola também é uma obra de séculos passados, mas quando chega lá, fica totalmente surpresa, não havia nenhum fantasma ali, e na primeira conversa com o diretor, o Padre Dominic, ele revela que também é um mediador, mas precisa de ajuda, uma antiga aluna morreu e discorda em ir para a outra dimensão, que Suze não sabe ao certo o que é. Essa garota era vice-presidente e namorava um cara, amigo do seu meio-irmão mais velho, Jake, que ela costuma chamar de Soneca. Quando Suze chega ela acaba ficando com o lugar da aluna morta, se torna vice-presidente e é chamada pra sair pelo cara, Brice(euacho), e a fantasma fica furiosa com ela, a ponto tentar fazer coisas terríveis com ela.

Vou ser sincera, quando li, achei um pouco fraco. A ideia do livro é bem interessante, uma garota que vê fantasmas, que não é medrosa nem frágil, que sabe se cuidar... Mas achei que tivesse um pouco mais de ação, e eu achava que não teria aquela coisa melosa de, Ah, eu nunca fiquei com garoto nenhum, eu sou desprezada, eu sou estranha... E blablablá, acho que isso me lembrou um pouco, O diário da Princesa, que mesmo não tendo lido nenhum livro, vi os filmes e achei um pouco menininha demais...
Apesar disso Meg Cabot, escreve bem, e você se sente como se estivesse tendo uma conversa com a personagem, como se ela fosse sua melhor amiga e estivesse contando uma fofoca dela mesma.
Se você procura mais um livro adolescente, que tenha de tudo, romance, ação, a cabeça de uma adolescente meio problemática, esse livro é ótimo, mas se você procura um livro mais maduro, não leia esse, ele não foi feito pra isso, foi feito pra distrair as pessoas e contar uma história interessante, e criativa de uma adolescente um pouco diferente dos padrões.

O Arcano Nove - Livro 2: Decorridas algumas semanas do desfecho do livro anterior, Suze, que agora era popular, é convidada a uma festa na piscina, onde tem uma simples dança, com Tad, um cara rico e bonito da região, e cobiçado pela maioria das garotas de Carmel. À noite o fantasma de uma mulher, quer dar um recado a Red, que Suze não faz a minima ideia de quem seja. Então ela pede para sua melhor amiga de Carmel, Cee Cee, para que ela descubra quem é Red, e ela acha, ele é Red Beaumont, um influente homem em Carmel, o que ela não sabe é que ele e suas empresas tem envolvimento com crimes, homicídios para ser mais exato, e o que ela menos esperava, ele é pai de Tad, o garoto da festa, e ao sair da casa dos Beaumont da de cara com ele, e ele se oferece a levar ela em casa, que no fim do percurso, lhe dá um beijo. Ela sente que esse poderia ser um relacionamento, mas ao mesmo tempo tenta impedir que Red cometa mais assassinatos, e acaba se metendo em coisas que põe em risco a vida dela, por mais que Jesse e o seu pai, também fantasma, tentem alertá-la de não fazer o que ela tem em mente.

Gostei bem mais desse do que o primeiro, não sei bem porque. Acho que ele mostra o que realmente queria e esperava dessa série, um pouco mais ação, e também é nesse livro que Suze começa a sentir algo a mais por Jesse, e fica achando tudo aquilo um absurdo. 
A história desse segundo livro foi mais bem elaborada, ela te deixa mais curioso, e quando Suze descobre tudo sobre os Beaumont, é muito emocionante!

A Reunião - Livro 3: Nesse livro Suze recebe a visita da sua melhor amiga de NY, Gina, ela esta passando uns dias em Carmel, mas num belo dia de praia Suze se depara com quatro adolescentes de roupa de festa, dois garotos e duas garotas, tentando roubar uma caixa de bebida, que eram fantasmas recém mortos. Na escola um garoto que Suze nunca tinha notado, começa a falar com ela, segui-la e oferecer carona, esse é Michael Meducci. Ela, o Padre Dominic e Jesse, ao tentar conversar com os quatro fantasmas, que enquanto vivos eram "garotos prodígios", ouvem uma acusação: Michael matou os quatro. Mas Suze não acredita, e tenta proteger o garoto. Ele só tinha uma razão para ter cometido o assassinato, esses quatro jovens deram uma festa, em que a irmã mais nova dele, caiu numa piscina e ficou em coma. Mesmo assim Suze não acredita que ele seja capaz de um assassinato,e continua saindo com ele para poder protegê-lo.

Muito bom o livro! Meg mostra o quanto é capaz de surpreender, que ela não é só historinha de romance, que pode colocar mistério nos seus livros, sem ser clichê. Totalmente diferente do primeiro livro, que mostrava mais o lado frágil da personagem, a partir do segundo ela deixa essa parte de lado e se concentra na ideia original da série, que é, uma garota que se comunica com os mortos e precisa de certos atributos, como a força física, por exemplo, para mandar os fantasmas para onde eles deveriam ter ido, ao invés de ficarem na terra dos humanos. A única desepção que eu tive nessa série foi o primeiro, mas dá pra entender, afinal é no primeiro livro que autor de uma série apresenta seus personagens. Então eu perdoo Meg pelo "A Terra das Sombras".


Nenhum comentário:

Postar um comentário