domingo, 27 de novembro de 2011

27 de Novembro - Dia Nacional do Combate ao Câncer

  O dia nacional do combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e a prevenção da doença. Nas duas últimas décadas, aumentou o risco de uma pessoa adquirir câncer. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Câncer identificou esta taxa de risco, que em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens, e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens.


  #Mas o que é o Câncer?
É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células anormais que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.
  #E o que causa?
Hoje já se sabe que são raros os casos de câncer relacionados exclusivamente a fatores hereditários.No entanto, pode-se dizer que é forte a influência de fatores externos, como o meio ambiente ou hábitos e costumes presentes em nosso dia-a-dia. Essa pode ser uma boa notícia, pois assim fica mais fácil evitar esse problema. Sem causar grandes transtornos em nossa rotina ou deixar de lado aquilo que gostamos de fazer ou comer, é possível reduzir os riscos de adoecer.
Primeiro, é bom deixar claro que os fatores ambientais são responsáveis por 80% a 90% dos casos de câncer. Só para dar alguns exemplos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele e alguns vírus podem causar leucemia. E ainda, alguns estudos revelaram que certos alimentos também são fatores de risco. Então, pensar nos alimentos que ingerimos diariamente é um passo importante para sairmos vitoriosos nessa luta.
  #Quais as medidas de prevenção?
Evitar fumar, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, evitar exposição prolongada ao sol, usar filtro solar. A partir dos 20 anos, a mulher fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero. Aos 35 anos, a mulher submeter-se a uma mamografia de base; aos 40, uma mamografia de controle e a partir dos 50 anos, a uma anual.Homens e mulheres com mais de 50 anos solicitar exame de sangue oculto nas fezes
  #O Câncer tem cura?
Alguns tumores malignos têm cura e outros não, vai depender basicamente do tipo de câncer e do estágio em que se encontra. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo, mais chances de o tratamento dar certo. Se o diagnóstico for tardio, o índice de cura diminui e complicações podem aparecer mesmo depois de tratado.
O câncer é a doença crônica mais curável nos dias de hoje. Nos países desenvolvidos, cerca de 50% dos casos foram tratados. Já no Brasil, estima-se que este número seja menor, principalmente pelo fato de que os diagnósticos não são feitos precocemente.


  *Então, para que esse número de casos de câncer diminua, é preciso que você tome as medidas necessárias, e informe quem for possível! Só assim o câncer perde a "batalha", e deixa de ser um mal à sociedade.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário